O "ZACCARO BALL" ou “ZBOL” foi idealizado no início da década de 90, observando-se a grande procura pelo tênis, após Gustavo Kuerten (Guga), chegar a "número 1" do tênis mundial. Todas as crianças queriam ser iguais ao Guga, iniciando muito cedo o treinamento intensivo de tênis.
Acompanhando esse processo foi identicada uma hipertroa dospraticantes, após alguns anos de movimento repetitivo e contínuo de um só membro superior na prática de esportes de raquetes em geral (squash, tênis, frescobol, etc). A partir desse momento, devido a sensibilização provocada pela situação, buscou-se uma solução para acabar/minimizar a desigualdade entre os membros superiores. Depois de muito estudo e longa pesquisa, concluiu-se que nossa habilidade é igual em ambas as mãos, vide a prática do voleibol, natação, boxe, basquete, arremesso lateral do futebol, etc.
Porém, em todos os esportes praticados com raquetes o contato com a bola é feito no término da mesma ("cabeça da raquete"), o que diculta a habilidade natural que possuímos com as mãos. Então, foram idealizadas, criadas e fabricadas raquetes sem cabo a serem vestidas em ambas as mãos, sendo criados também jogos e regras para tornar as atividades mais atrativas. As raquetes possuem o formato de mãos. Os jogos são similares a vôlei, tenis, handball, tenis de mesa, utilizando variados tipos de bolas (de tênis infantil, borracha, etc), podendo ser praticado em vários ambientes (praia, "indoor", piscina) e pisos (areia, grama, taco, cimento).
É importante ressaltar que trata-se de uma patente brasileira, criada por um carioca, sendo o único esporte de raquete no mundo jogado com ambas as mãos simultaneamente, cujo objetivo principal é desenvolver harmonicamente os membros superiores e a lateralidade cerebral. Foi jogado pela primeira vez em 1990 na Praia de Ipanema, Posto 10, Rua Garcia D`Ávila, no Rio de Janeiro. Apesar de ter sido idealizado na década de 90, a implantação do Projeto Esportivo Zaccaro Ball, incluindo a requisição da patente, viabilizouse somente em 2014, devido à falta de tempo disponível e principalmente de recursos nanceiros anteriormente.
ONDE É PRATICADO O ZBOL é praticado nos mais variados ambientes (praia, "indoor", piscina) e pisos (areia, grama, taco, cimento).
ESTADOS QUE PRATICAM Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Amazonas, Roraima, Pará, Santa Catarina, Paraná. As raquetes de ZBOL ("mãozinhas mágicas") já foram enviadas para vários países: Canadá, USA, Bélgica, Itália, Sérvia, Índia, Grécia, Argentina, Colômbia, Alemanha, Israel.
PÚBLICO PRATICANTE • Crianças, adolescentes e adultos, sem distinção de gênero ou tipo físico. • Portadores de necessidades especiais.
CAMPEONATOS MAIS IMPORTANTES • Campeonato em Campo Grande (MS) em Setembro/2014 • Campeonato em Conceição de Jacareí, Mangaratiba (RJ) em Outubro/2016 • Campeonato em Garatucaia, Angra dos Reis (RJ) em Novembro/2016
PROJETOS FUTUROS • Promover inclusão social. • Incluir o ZBOL na grade curricular das escolas. • Capacitar prossionais de educação física. • Promover campeonatos e competições. • Fazer apresentações. • Adaptar a outros esportes já existentes. • Incluir o ZBOL em clubes, condomínios, associações, igrejas.