A fim de apresentar uma prática alternativa e inovadora, que incluísse os alunos menos habilidosos com aqueles que apresentam um repertório motor mais elevado, foi desenvolvido nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino da cidade de Sorriso (MT), o Oliverbol. O esporte, criado pelo Professor Ricardo de Oliveira [CREF 009626-G/PR] e seus alunos, em 2018, baseia-se inicialmente em segurar e passar a bola entre os jogadores até atingir o objetivo fi nal que é a cesta. Os fundamentos do jogo permitem que todos os participantes recebam a bola antes da conclusão da jogada, promovendo a cooperação da equipe.
Além de aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, contribuir para a ampliação do acervo esportivo dos alunos, o novo esporte pretendia solucionar um problema antigo, como explica o professor Ricardo. “A prática esportiva nas aulas de Educação Física sempre foi limitada aos alunos com mais habilidades e os demais gostavam de ficar sentados somente observando ou fazendo atividades que não os deixassem tão expostos ao restante do grupo”.
Para solucionar o problema, o professor adotou uma metodologia ativa, onde aproximadamente 150 alunos tiveram a oportunidade de propor e produzir alternativas de experimentação, estudando as diversas possibilidades do esporte enquanto atividade corporal, coletiva, cooperativa, de estratégia, de lazer, de rendimento e condicionamento físico, assim como os benefícios voltados à saúde.
Em um primeiro momento, foram feitos levantamentos entre os alunos, do 6º ao 8º ano, por meio de pesquisas pela internet, livros e revistas, para que eles colocassem as ideias de um esporte que gostariam de jogar e a melhor forma de praticá-lo. Feito o levantamento, o passo seguinte foi elaborar as regras do jogo (pontuação, dinâmica, espaço e materiais).
Com os passos anteriores cumpridos, a meta estabelecida na sequência foi a vivência da prática esportiva por todos os alunos sem distinção de habilidades. Diante do envolvimento de todos os alunos, o tema escolhido para as aulas de Educação Física do bimestre foi “Um esporte para todos”. Do projeto nascia, então, o Oliverbol.
“Quando dizemos que é ‘Um esporte para todos’ é porque ele também pode ser das crianças, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e de todos que tenham vontade de praticar, não importando se é alto, magro, baixo ou gordo ou até mesmo que não tenha vivenciado outros esportes”, explica Ricardo de Oliveira.
O Oliverbol pode ser considerado um esporte desafiador, de precisão, de invasão, cooperativo, estratégico e coletivo de contato limitado, desta forma, as faltas são usadas para evitar o contato entre os jogadores.
Os benefícios da prática - Além dos benefícios físicos, o Oliverbol oferece os benefícios sociais, mentais, educacionais e respeito mútuo entre os praticantes como diferencial, além de um aumento do gasto energético bem elevado devido a dinâmica do jogo. É uma combinação de uma bola de futebol de campo e uma cesta semelhante à do basquetebol, agregando, elementos do futebol, handebol, basquetebol, ultimate
frisbee e do korfebol.
Formação continuada para professores - Foram proporcionadas três formações do Oliverbol para os professores da Rede Municipal de Ensino de Sorriso, ocasião em que tiveram a oportunidades de conhecer as regras do jogo, suas características e, principalmente, vivenciar o novo esporte. A ideia é ofertar uma modalidade inovadora nas aulas de Educação Física, incentivando a participação dos alunos envolvidos.
Fonte: https://www.cassilandianoticias.com.br/geral/mundo-fitness-oliverbol-um-esporte-para-todos