alt

Shark Paddle Surf

A nova categoria chamada de Shark Paddle Surf, ou somente “Sharkpaddle”, mistura surfe com as demais modalidades da Canoagem Onda

O Esporte

A nova categoria chamada de Shark Paddle Surf, ou somente “Sharkpaddle”, mistura surfe com as demais modalidades da Canoagem Onda. Semelhante ao Waveski e ao Kayaksurf, categorias da Canoagem Onda, O Shark Paddle inova e dá liberdade ao praticante de pegar onda tanto em pé quanto sentado. O esporte participa das competições de Canoagem Onda, como modalidade convidada, desde o ano de 2011. Em fevereiro de 2014, a modalidade foi homologada ocialmente pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), tornando-se, assim, o PRIMEIRO ESPORTE MARÍTIMO BRASILEIRO!

A primeira Sharkpaddle board ( de 2011) era grande, bem similar a um Stand Up Paddle, os modelos atuais são bem menores e ecientes. Alexandre Mattei explica que “existem diversas outras particularidades de shape que diferem das outras embarcações de onda, como as bordas, as barbatanas laterais para encaixe das coxas, os encaixes dos pés e um esquema de quilhas totalmente inédito que criado para atender esta necessidade de surfar de pé e sentado na mesma onda. Para conseguir desenvolver novos modelos de Sharkpaddle boards, Alexandre teve que fazer um curso de shape e laminação, pois se trata de um equipamento muito difícil de ser confeccionado, sem contar que é uma patente do próprio.

Este novo Esporte faz parte do circuito de competições da Canoagem Onda, juntamente com o Waveski e o Kayaksurf. Juntos, participam de competições nacionais da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), como campeonato brasileiro, e internacionais, como o Sul-americano de Canoagem Onda. O Sharkpaddle já está se espalhando pelas praias da América do Sul, tendo atletas peruanos e argentinos competindo no Sul-americano de Canoagem Onda. A partir de 2018, as Sharkpaddle boards serão fabricadas por moldes, o que permitirá a fabricação mais rápida e, assim, popularizar esta nova modalidade por todas as praias brasileiras.

Alexandre já praticava o Sharkpaddle improvisadamente desde 1997 e, em 2010, com as novas tecnologias de Stand Up Paddle (espécie de prancha desenvolvida para surfar em pé com auxílio de um remo de uma pá), resolveu que era o momento certo de construir uma prancha exclusiva e, desta maneira, transformar aquela maneira diferente de surfar em um esporte inovador.

O primeiro protótipo de Sharkpaddle cou pronto em fevereiro de 2011, ocasião em que este Esporte fora apresentado ao Mundo. Alexandre Mattei comenta que a principal diferença para os praticantes é que nas outras modalidades eles cam presos de alguma forma. No caso do Waveski tem-se o cinturão e as alças de pé. O Kayaksurf é todo fechado e ainda tem o saiote para evitar entrar água. No Sharkpaddle o praticante ca completamente solto, ele tem que se virar para realizar as manobras de canoagem pressionando as coxas contra as barbatanas e os pés encaixados cada um em sua respectiva cavidade. “Surfar desta forma é muito diferente e desaador, eu gosto” revela o atleta.

 

alt