alt

Peteca

A peteca, como sabemos, é um objeto lúdico das culturas primitivas, tanto no Ocidente como no Oriente

A peteca, como sabemos, é um objeto lúdico das culturas primitivas, tanto no Ocidente como no Oriente. É construída de diversas formas, mas sempre guardando a sua característica aerodinâmica: penas presas numa base sempre mais pesada que as penas. Os habitantes do Brasil antes do descobrimento faziam petecas, tanto que a palavra vem da língua tupi, com o signicado de bater.

O esporte da peteca começou a ser praticado na década de 1940 em clubes de Belo Horizonte. Lá foram se denindo a forma do objeto (peteca) e também as primeiras regras, dimensão de quadra, altura da rede, etc. A primeira federação de peteca foi a de MG, fundada em 1975.

Depois vieram outras federações, tendo a de S. Paulo sido fundada em 1985. A peteca foi ocializada como esporte competitivo em 1985 pela Resolução 15/1985, do CND - Conselho Nacional dos Desportos, publicada no DOU em 30-10-1985. Inicialmente, o esporte cou vinculado à CBDT - Confederação Brasileira de Desportos Terrestres, com sede no Rio de Janeiro.

Com o crescimento da modalidade e com a criação de novas federações, foi criada, em 12-08-2000, em Uberlândia, a Confederação Brasileira de Peteca, que passou, nos termos da legislação, a administrar a modalidade em nível nacional. Como presidente da Federação Paulista de Peteca, fui um dos fundadores da Confederação, tendo sido, desde a primeira gestão, diretor.

Depois fui vice-presidente e também Presidente. Neste ano, vamos realizar o XXX Campeonato Brasileiro de Peteca, reunindo, em geral, dez Estados. A peteca, no seu formato ocial, é fabricada em Belo Horizonte e exportada para diversos países da América e da Europa, onde também já começou a ser praticada.  

 

alt