alt

Quimbol

O nome da modalidade é uma merecida homenagem ao seu criador, fazendo-se uma alusão ao nome carinhoso pelo qual ficou conhecido por todos

Único esporte coletivo de raquetes do mundo

O Quimbol, assim como ficou registrado e conhecido (embora tenha a versão em inglês – Quimball), é um novo esporte construído a partir das idéias do Sr. Joaquim Bueno de Camargo, conhecido como “Quim”, nascido em Santa Bárbara D´Oeste/SP em 14 de agosto de 1926, mas tendo sido radicado em nossa cidade, Piracicaba / SP, desde 1968, e falecido em 3 de dezembro de 2004 em Piracicaba.

O nome da modalidade é uma merecida homenagem ao seu criador, fazendo-se uma alusão ao nome carinhoso pelo qual ficou conhecido por todos “oQuim”, e também ao seu clube de coração, o glorioso Esporte Clube XV deNovembro de Piracicaba, mais conhecido e carinhosamente chamado de “Nhô Quim”, daí então o nome do esporte – Quimbol. Quando teve seu prenúncio, apenas como uma brincadeira (isso em 1947) , e logo após como um novo jogo ( apartir da inserção de regras bem elementares) , seus irmãos e amigos denominavam a nova prática como o “Jogo do Quim”.

Essa brilhante idéia surgiu quando o jovem e criativo Quim ganhou de um imigrante alemão, o Sr. Eirich, uma já surrada bolinha de tênis trazida da Alemanhã. Como o Quim tinha vários irmãos, e o Sr. Eirich vários lhos , o Quim , sempre muitocriativo e solidário, idealizou uma brincadeira que envolvia a todos usando algumasraquetes e a bolinha, e uma corda a qual estendia no fundo de sua casa sempre ao chegarem do trabalho na roça, e ali, num chão de terra batido, brincavam do entãochamado “o Jogo do Quim”.

As raquetes, que o Quim idealizou para que todos pudessem interagir rebatendo a bolinha, era ele mesmo quem fazia, a partir de pedaços de uma madeira chamada Timburi, de característica muito leve e de fácil entalhe eformatação. A partir de então, e ao longo de sua vida, e nos momentos em que issoera possível devido ao trabalho e a rotina diária, o Quim com apoio e ajuda de seus irmãos foi aperfeiçoando o material utilizado para a prática (raquete, bolinha e rede) bem como as regras do jogo. Mas sua prática e vivência cou

O jogo

O Quimbol é praticado por duas equipes de 4 (quatro) atletas em cada quadra, em espaços delimitados para o voleibol (ou outros espaços adaptados), utilizando-se o poste de xação da rede também como limitação do jogo aéreo. A altura (ocial) da rede atualmente para o jogo adulto masculino é 2,30m e para o feminino 2,10m.

O jogo é dividido em quatro tempos de dez minutos cronometrados. Em cada tempo é permitido ao técnico da equipe em desvantagem um pedido de paralisação de um minuto (tempo técnico). Outra alternativa aceita é realizar a contagem por pontos (sets de 15 ou 25 pontos, como no voleibol). As jogadas são feitas por intermédio de toques dados com a raquete na bolinha, ambas próprias do Quimbol. Além do uso da raquete, pode-se, também, usar o solo 4 vezes durante o set como recurso alternativo, bem como partes do corpo, com exceção das mãos e braços para, da mesma forma, ajudar na recepção e passe da bolinha.

O objetivo do jogo é que cada equipe envie a bola regularmente por cima da rede para a quadra oposta. A bola é colocada em jogo com saque do fundo da quadra e continua até uma das equipes lance a bolinha para fora das linhas demarcatórias , ou então, cometa qualquer irregularidade nas regras do jogo. Ao término do primeiro e do terceiro tempo são realizados intervalos de três minutos e ao nal do segundo tempo, um intervalo com duração de seis minutos, quando ocorre a troca de lado na quadra. A partida termina no quarto tempo com a vitória da equipe que obteve maior número de pontos.

Em caso de empate, realiza-se um quinto tempo (melhor de cinco pontos) sem troca de lados, iniciada pela equipe que marcou o último ponto. Os participantes praticam o jogo com raquetes de madeira especial recoberta por borracha, também adequada ao toque da bola, golpeando uma bola de espuma rígida de aproximadamente 30 gramas. O jogo consiste basicamente em sacar, receber, executar o levantamento e efetuar o ataque em direção a quadra da outra equipe. Uma das características ímpares do Quimbol é que ele se constitui como o único esporte coletivo de raquetes que temos conhecimento em todo o mundo.

alt